Elemento Decorativo
Elemento Decorativo

NARRATIVAS DE ARTVISMO: EP 4

Episódio 4 de “Narrativas de Artvismo”, websérie que contará em cinco episódios, como a história do Coletivo Afrobapho está intimamente ligada à manifestações políticas e sociais, em defesa dos Direitos Humanos, contra o racismo, LGBTfobia e outras opressões. A websérie faz parte das entregas do projeto AFROBAPHOLab patrocinado pela Natura Musical e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

O coletivo ficou conhecido por conta de criações de narrativas artísticas que dialogam com questões sociais e políticas inerentes aos corpos dissidentes e vivências de seus integrantes. De 2015 para 2016, motivado pelas ondas de protestos do movimento “Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) nos Estados Unidos e também pelas ações do movimento “Reaja ou Será Morto” na Bahia (após a chacina do Cabula em Salvador), o Afrobapho realizou um Manifesto Artístico para explicar sobre Genocídio da Juventude Negra para o público que já seguia o coletivo. Essa intervenção arte-política se tornou um ensaio fotográfico, que viralizou nas redes sociais, chamando a atenção da organização Anistia Internacional, que se interessou pela forma que o Afrobapho conseguiu falar de algo tão sério e importante, através de intervenção artística. A Anistia Internacional Brasil convidou o coletivo para desenvolver ações para a Campanha Nacional “Jovem Negro Vivo”, a partir daí, despontaram como uma das atuações mais potentes de arte e ativismo: ARTVISMO.

ARTvismo é o nome dado a narrativas artísticas e estéticas, que produzem questionamentos e críticas sociais, com o objetivo de promover a reflexão sobre questões como racismo, lgbtfobia, machismo, dentre outras problemáticas.
A websérie tem direção de @edgarazevedo, um dos responsáveis pelos audiovisuais de maior sucesso do Coletivo Afrobapho e conta com depoimentos de Sulivã Bispo, Ventura Profana, Thiffany Odara e Rafaela Pinah. Ao total, serão 5 episódios lançados semanalmente, toda quinta feira do dia 15/07 ao dia 12/08.

You are not permitted to submit this form!